1 - Não estrague as fotos
Se você ver um fotógrafo na festa, ele não está ali a toa. Não é proibido querer ter seus próprios registros e tirar algumas fotos com seu celular ou sua câmera tecpix, mas não se esqueça que a/o cliente pagou para o fotógrafo tirar fotos lindas da(o) aniversariante e família, então não estrague essas fotos na ânsia de querer ter seus próprios registros, além de deselegante, estraga as recordações do(a) aniversariante. (Foto do post ilustrando a deselegância de um convidado)
2 - O Fotógrafo é da festa, não seu
O fotógrafo pode sim fazer alguns registros seus como convidado(a), seja sozinho(a), com outra pessoa, ou a criança, mas não se esqueça que ele está ali pra registrar a festa da(o) aniversariante e não pra fazer um book da bonita, tenha senso!
3 - Não tente chamar atenção da criança
Quando for chamada(o) pra tirar uma foto, preocupe-se em olhar para a câmera, NÃO tente ficar chamando a atenção da criança, pois isso é papel do fotógrafo/equipe. A criança é imprevisível, então é provavel que a criança olhe para a foto e você saia com o pescoço virado like menina do exorcista e estrague o registro.
4 - Evite forçar situações desagadáveis
A criança tem seus momentos de estresse, fica enjoadinha dependendo do horário (super compreensível, né?), então deixe que a família faça seus registros primeiro e depois se sobrar tempo, pergunte se pode fazer os seus. NÃO force a criança a fazer algo contra a vontade, além de não conseguir sua foto, ainda vai render uma situação desconfortável.
5 - Equipamento do fotógrafo não é seu brinquedo
Por ultimo e não menos importante: Material do fotógrafo NÃO é brinquedo e não está aberto para uso. Tive experiências de algumas pessoas virem pedir iluminador/flash pra tirar uma foto melhor no celular, com isso atrapalhando o desempenho das fotos da(o) aniversariante, NÃO FAÇAM ISSO!